Área do aluno

Cursos Virtuais

Oficina de Roteiro
PROFESSOR/AUTOR: PAULO VILARA
80 HORAS

Nosso tempo exige a participação social dos cidadãos. Nesse sentido, o roteiro é também ferramenta importante para integrantes de movimentos sociais interessados em organizar registros e produzir documentários.

O objetivo do curso é desenvolver, no aluno, habilidades para a escrita de roteiros de filmes de curta (até 20 minutos de duração), média (até 60 minutos de duração) e longa (acima de 71 minutos de duração) metragens. Trata-se de um curso compacto, essencialmente prático, com base teórica sólida.

Informações do Curso

Público-alvo: aberto a todos
Duração: 60 dias
Carga Horária: 80 horas/aula.
Professor Autor: Paulo Vilara, jornalista, graduado em história, roteirista e diretor de filmes de curta, média e longa metragem, documentários e programas de TV. Entre seus trabalhos, destacam-se: Carlos Chagas, o passado presente (35mm, cor, 16 min., 1981 – selecionado para o Festival de Cinema de Brasília e para a Jornada Nacional do Curta Metragem de Salvador); Dona Izabel – A magia da criação (U-Matic, cor, 30 min., 1986 – exibido em rede nacional pela TVE do Rio de Janeiro); Programa Gente – Revista Semanal de Cultura (U-Matic, cor, 60 min. cada programa, 1986/1987 – foram realizados 20 programas para a TV Minas Cultural e Educativa, hoje, Rede Minas de TV); Cataguases – Um olhar na modernidade brasileira (U-Matic, cor e P&B, 34 min., 1988); Guignard – A educação do olhar (Betacam, cor e P&B, 30 min., 1996); Mil Sons Geniais (Digital, cor, 55 min., 2004 – DOC TV – exibido em rede nacional pela TV Cultura de São Paulo); co-roteirista do longa metragem Pipiripau - O mundo de Raimundo (2014). É autor dos livros Jazz! Interpretações - pequenas histórias de fúria, dor e alegria (2011), Palavras Musicais (2006) e Congresso Internacional da Bicharada (1996).

Conteúdo Programático

O curso, com oito módulos, destacará e analisará pontos teóricos importantes e capacitará o aluno a exercer a prática da escrita específica de roteiros cinematográficos de curta, média e longa metragem. Módulo a módulo, serão utilizados instrumentos pedagógicos clássicos e contemporâneos:

Oficina de Roteirização

Ao final desse percurso, você estará apto a escrever seus roteiros de curta, média e longa metragem, sejam eles originais ou adaptados, de ficção ou documentário. Boa viagem!

Metodologia: aulas em formato de texto, exigindo leitura e pesquisa. As dúvidas, reflexões e o diálogo com o professor são postados nos fóruns que acompanham os tópicos do curso. Existe, também, o canal direto de mensagens com o professor. O aluno pode postar suas dúvidas e opiniões a qualquer dia e hora durante o período de duração do curso (60 dias). O professor responderá num espaço breve de tempo, mantendo vivos o dinamismo da comunicação e o interesse pelo aprendizado.

PREÇO: R$ 500,00
FORMA PAGAMENTO: em 2 parcelas – a primeira na inscrição, a segunda em 30 dias, no boleto bancário.

Inscreva-se!

Importante!

A inscrição no curso é constante, ou seja, pode ser feita a qualquer dia e hora. Depois de realizada a inscrição e confirmado o pagamento do boleto, o aluno receberá um e-mail com login e senha de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. O curso inicia a partir do primeiro acesso do aluno.

Certificado

O aluno que cumprir todas as etapas do curso, com as suas respectivas atividades, receberá o certificado emitido pelo IECULT.